quinta-feira, 21 de abril de 2016

Um pouco de retrofuturismo


Olá pessoas..!
Hoje abrirei em pauta sobre um assunto bem legal, a qual estou produzindo projetos também como tema na faculdade: Retrofuturismo.
Será alguns posts explicando o que é, como surgiu e como é visto atualmente. Por ser um tema com vertentes, ficaria muito longo em um post só. Então irei postar as subcategorias, para você, caro leitor, compreender o universo incrível e fantástico do Retrofuturismo.
O Retrofuturismo surgiu em meados dos anos 1970, porém sua essência tende a misturar o modernismo com a concepção tecnológica dos anos 30, quebrando a barreira do tempo. Esse movimento é caracterizado por dois aspectos que podem ser resumidos como: “o passado visto do futuro” ou “o futuro visto do passado”.
Primeiro, temos o futuro imaginativo de escritores, artistas e cineastas, que tentam prever o futuro, distante da realidade atual e inspirado no imaginário popular. Já o passado repaginado, demonstra atração pelo estilo antigo, e insere-o na tecnologia moderna, de maneira que misture simultaneamente o passado, futuro e presente.
A combinação dessas ideias de antigo e futurísticos inseriu-se em elementos da moda, arquitetura, cinema e literatura, produzindo subgêneros como o Dieselpunk, o Steampunk e Cyberpunk. 
E nos próximos posts, caros leitores, dedicarei com maior detalhamento a cada um desses subgêneros incríveis.
See ya ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário