terça-feira, 26 de abril de 2016

Em seus postos,soldados, que hoje temos Dieselpunk!



Olá pessoas..!
Dando continuidade ao post sobre retrofuturismo, contarei um pouco sobre o Dieselpunk..!
Cronologicamente, ele é o sucessor do steampunk, mas eu estou invertendo um pouco para falar com mais detalhes do steam depois ;)
Com estética inspirada no inicio do século XX, visual predomina uniformes e aparencnia militar, pin ups, e toda a beleza e requinte dentre os anos 20 até os anos 50. Possui ligação direta com Art Déco, sendo elementos do mesmo muito utilizados no Dieselpunk, o que muitas vezes torna-o renomeado para Decopunk.

A esquerda, pin up e visual militar. A direita, arte decó, visual retro. Ambos, presença de maquinários a Diesel.


Diferente do Steam, como próprio nome diz, sendo o combustível predominante o diesel, levando máquinas pesadas e voadoras ao céus, movimento o progresso das metrópoles.


maquinas voadoras, oi.

Divide-se em duas visões, Ottensian e Pietcraftiam. A primeira, ilustra a visão pós-guerra, com a esperança instigada pelas tecnologias, em um futuro (daquela época) utópico. A sociedade demonstra aspectos dos anos 1920, esbanjando luxo e apreciando o jazz. Já a segunda, seria a versão negativa pós-guerra/pós-apocalítica, em um mundo de distopia, com um governo totalitário. Enquanto a Ottensian demonstra riqueza e esperança, a Pietcraftiam ilustra predominantemente ambientes sujos, escuros, a falta de esperança, além da sociedade movida pelo egoísmo, quase como o Cyberpunk, mas com maquinário movidos a diesel.
Capitão Sky e o mundo de amanhã

Bons exemplos de mídias Dieselpunk são o filme “Sky Captain and the World of Tomorrow" a qual melhor retrata o Dieselpunk Ottensian, a series de filmes de indiana Jones, Atlantis - O reino perdido, Mad Max, Batman de Tim Burton, Suckerpunch e o jogo Final Fantasy VII.


Logo mais, o brilho encantador do Steampunk..!

bonus: Rey Dieselpunk <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário